Nutrição Clínica

Síndrome do intestino irritável e dieta low FODMAP

11 out, 2017 Laís Murta
FOODMAP

A síndrome do intestino irritável (SII) é uma doença crônica que afeta o intestino grosso, fazendo com que as contrações do cólon durante a digestão sejam mais fortes e durem mais tempo do que o normal. Consequentemente, as pessoas com SII apresentam sintomas característicos como gases, flatulência e diarreia. Estudos recentes têm deixado ainda mais clara a importância na hora de escolher o cardápio das refeições.

Pesquisas mostraram que pacientes cuja dieta contenha poucos alimentos FODMAP (Sigla para Oligosacarideos, Dissacarideos, Monossacarideos e Poliois Fermentáveis), tiveram melhora significativa dos sintomas da SII.

Os FODMAPs são basicamente carboidratos fermentáveis que se encontram em uma grande quantidade de alimentos e são de difícil absorção pelo intestino, produzindo gases e outros incômodos. Abacate, lentinha, grão de bico, iogurte, ameixa seca, alho e cebola são bons exemplos de alimentos com alta concentração de FODMAPs e, portanto, devem ser evitados pelas pessoas com SII.

A melhor alternativa é procurar um nutricionista para avaliar seu quadro e elaborar um cardápio individualizado que irá atender suas necessidades. A síndrome do intestino irritável pode ser facilmente controlada se estivermos atentos com a alimentação!

Copyright © 2017 Nutricionista Laís Murta. Todos os direitos autorais reservados

CONTATO, DIGA OLÁ

Nome

E-mail *

Mensagem *

Powered by Blogger.