Nutrição Clínica

SERÁ QUE TODAS GORDURAS SÃO IGUAIS?

18 abr, 2017 Laís Murta
Imagem: pixabay

As gorduras são nutrientes fonte de energia (são alimentos energéticos) e essenciais para a absorção de algumas vitaminas, como as vitaminas A,D,E,K. Mas é muito importante determinar a quantidade e o tipo de gordura a ser ingerida para uma alimentação saudável, afinal de contas nem todas são iguais.

Podemos dividir as gorduras em 3 tipos (sabendo que dentre estas, ainda há grande variação): saturadas, monoinsaturadas e poli-insaturadas. Consumir gorduras em excesso pode levar ao ganho de peso, já que elas são muito mais calóricas do que os carboidratos e as proteínas (1g de gordura possui cerca de 9 kcal, enquanto os demais possuem 4kcal por grama) e para o nosso organismo, é muito mais fácil estocar a gordura que vem da alimentação do que produzir através de outros nutrientes. Além disso, o consumo excessivo de gorduras saturadas (encontradas principalmente gordura animal) esta relacionado ao surgimento de doenças cardiovasculares.

SATURADAS

A gordura saturada é um derivado dos produtos de origem animal e no coco. É encontrada principalmente em carnes vermelhas e também brancas, pele de aves, creme de leite, manteiga, iogurte, azeite de dendê e bacon, por exemplo. Quando consumida em excesso, pode ser prejudicial para o organismo humano, principalmente pelo fato de aumentar o colesterol ruim (LDL) e gerando resistência a insulina, podendo causar problemas cardiovasculares.

POLIINSATURADAS

Dentre as gorduras poliinsaturadas, temos os ácidos graxos essenciais Ômega 3 e Ômega 6. Como não são produzidas pelo organismo, devem ser obtidas por meio da alimentação ou suplementação. Eles possuem efeito na modulação de processos imunológicos, sendo o Omega 6 considerado pró-inflamatório e o Omega 3 anti-inflamatório. Por este motivo, o Omega 3 protege nosso corpo contra doenças cardiovasculares e contra o declínio cognitivo, prevenindo também doenças como Alzheimer, Parkinson e Depressão maior.

MONOINSATURADAS

No combate ao colesterol, a gordura monoinsaturada também se mostra benéfica, pelo fato de que ela reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e estimula o aumento dos níveis do bom colesterol (HDL). Alimentos que são boa fonte de gordura monoinsaturada são azeite de oliva, abacate, amendoim e nozes. O consumo de gordura monoinsaturada reduz as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

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