Nutrição Clínica

Hipertensão e alimentação adequada

24 nov, 2017 Laís Murta
hipertensão

A hipertensão arterial compõe o grupo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (ou DCNT) e quando não controlada, está associada diretamente com o risco de desenvolver distúrbios cardiovasculares graves. Por se tratar de uma doença silenciosa, o portador geralmente, não apresenta sintomas aparentes; no entanto a hipertensão pode ser fatal e leva milhares de pessoas à óbito todos os anos.

A doença tem causa multifatorial: consumo excessivo de sódio e bebidas alcoólicas, tabagismo, estresse, susceptibilidade genética, etc. A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda o consumo máximo de 2g de sódio por dia (ou 5g de sal), porém, aqui no Brasil esse valor ultrapassa quase 3 vezes o recomendado! No entanto, a boa notícia é que existem maneiras eficazes de se prevenir e controlar a hipertensão arterial e, dentre elas, a principal é a alimentação.

É importante lembrar que o sódio não está presente somente no sal que adicionamos no preparo dos alimentos, e sim, em produtos industrializados como, temperos prontos, refrigerantes, conservas, biscoitos recheados, embutidos. Sendo assim, mude seus hábitos e prefira temperos naturais, diminua o consumo de ultra processados, tire o saleiro da mesa e evite adicionar sal nos alimentos já prontos. Caso tenha dúvidas, não deixe de consultar seu médico ou nutricionista!

 

Copyright © 2017 Nutricionista Laís Murta. Todos os direitos autorais reservados

CONTATO, DIGA OLÁ

Nome

E-mail *

Mensagem *

Powered by Blogger.