Nutrição Clínica

ESPINAFRE: O ALIMENTO QUE É UMA EXPLOSÃO NUTRICIONAL

19 mar, 2017 Laís Murta
FB_IMG_1489930231528[1]
Os fãs de desenho animado se lembram que o marinheiro Popeye só estava apto para enfrentar o Brutus após engolir uma porção de espinafre. Bom, parece que o marinheiro estava certo: pesquisas recentes têm demonstrado que o espinafre é um alimento extremamente nutritivo e ótimo para a nossa saúde. Além de pouco calórica, uma xícara da verdura cozida contém quase todo o manganês e folato que precisamos ingerir diariamente.

Contém mais proteínas que as outras hortaliças e um alto teor de fibras. É rico em ferro, cálcio, magnésio e potássio; é fonte de vitamina A, C, E, do complexo B e K. Espinafre também é a mais rica fonte vegetal de coenzima Q10, que reforça o sistema imunológico e tem ação antioxidante. Compostos flavonoides presentes na verdura (também com uma poderosa ação antioxidante) podem ajudar a prevenir vário tipos de câncer.

A função cardioprotetora se deve à presença da vitamina C. O espinafre também ajuda a proteger o cérebro contra os danos dos radicais livres. Mas por possuir alguns antinutrientes (purina, oxalato, entre outros), deve ser consumido sempre cozido (para neutralizar os antinutrientes). O espinafre deve fazer parte de uma dieta equilibrada e variada; a diversidade alimentar é o caminho para a saúde. Então, nada de exageros!

 

 
Copyright © 2017 Nutricionista Laís Murta. Todos os direitos autorais reservados

CONTATO, DIGA OLÁ

Nome

E-mail *

Mensagem *

Powered by Blogger.