Nutrição Funcional

Diminuição da massa magra e envelhecimento

20 dez, 2017 Laís Murta
massa magra

Conforme vamos envelhecendo, o corpo vai perdendo massa magra progressivamente; esse processo é chamado de sarcopenia e ocorre de maneira natural, sendo mais evidente principalmente nos idosos. A sarcopenia pode ser estabelecida por diversos fatores, como resistência à insulina, inflamação e redução do potencial anabólico do tecido muscular.

No entanto, mesmo evoluindo naturalmente, vários fatores podem contribuir de maneira positiva no retardo da manifestação dessa síndrome. O primeiro deles é a atividade física! A musculação combinada com exercícios aeróbicos são responsáveis pela manutenção da massa muscular, auxiliando na melhora do perfil hormonal e ainda diminuindo o risco de desenvolver as chamadas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT’s). Uma alimentação saudável e completa, com todos macro e micronutrientes necessários, também tem um papel fundamental!

Dê preferência à ingestão de proteínas de alto valor biológico, já que a sua necessidade aumenta com a idade devido ao aumento do próprio catabolismo e da diminuição da taxa de absorção. Não se esqueça que o acompanhamento com um profissional da área é imprescindível: em caso de dúvidas, consulte um nutricionista!

Copyright © 2018 Nutricionista Laís Murta. Todos os direitos autorais reservados

CONTATO, DIGA OLÁ

Nome

E-mail *

Mensagem *

Powered by Blogger.