Nutrição Esportiva

COMO MANTER O METABOLISMO ATIVO COM O PASSAR DOS ANOS?

29 jun, 2017 Laís Murta
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Você já deve ter percebido que com o passar dos anos perder aquela gordurinha teimosa pode ser um pouco mais difícil, não é mesmo?

Isso acontece porque com o tempo nossas células já não trabalham com o mesmo vigor, vai havendo uma perda de eficiência na geração de energia porque acabamos perdendo músculos e ocorrem alterações no funcionamento de hormônios.

Tudo isso somado ao sedentarismo, ao estresse e a alimentação errada, contribuem para que nosso metabolismo diminua e fique cada vez mais difícil emagrecer.

Chamamos de metabolismo o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo.

Mas então, o jeito é aceitar a idade e se conformar com as gordurinhas?

Claro que não! A redução que temos no nosso metabolismo com a idade é pequena e acontece principalmente por conta da perda de massa muscular. A partir dos 40 anos de idade, perdemos cerca de 10% da massa muscular por década. E como os músculos são os principais tecidos que gastam energia no nosso corpo, nosso gasto energético também se reduz.

Dicas:

– A primeira dica pra manter o metabolismo acelerado sempre é manter uma prática de exercícios físicos regular, principalmente exercícios de força (musculação, pilates, cross fit) que retardam a perda dos músculos;

– Hábitos como ficar muito tempo sem comer ou pular refeições, também ajudam a deixar o metabolismo mais lento. Além disso, ficando muito tempo sem comer faz com que você fique faminto e acabe exagerando . Por isso, procure fazer pequenas refeições ao longo do dia, comendo a cada 3 horas . Só isso pode aumentar o seu metabolismo em até 20%;

– Escolher bem os alimentos também é fundamental pra manter a saúde e o bom funcionamento dos hormônios. Por isso é importante evitar açúcar, doces, farinhas branca, comidas muito gordurosas e alimentos industrializados;

– Por outro lado, existem alimentos que podem ajudar a retardar o envelhecimento das células e até ajuda a acelerar o metabolismo, como por exemplo as frutinhas vermelhas (ameixa, amora, morango, framboesa, cereja); chá verde; gorduras boas que estão nas castanhas, abacate, azeite; vegetais escuros como couve, brócolis, agrião; e proteínas magras como peixes e ovos que ajudam a formar os músculos.

– Manter o estresse sob controle também é fundamental pra manter o metabolismo ativo.

Por isso, procure fazer atividade relaxantes com frequência e ter sempre uma boa noite de sono, por no mínimo 6 horas.

O envelhecimento é inevitável. Mas isso não significa que precisa ser ruim. Conquistando hábitos saudáveis conseguimos manter a saúde em dia e o peso sob controle, para poder curtir tudo de bom que a maturidade pode nos trazer.

Copyright © 2017 Nutricionista Laís Murta. Todos os direitos autorais reservados

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