Nutrição Funcional

A vitamina D pode ser uma aliada contra a fadiga muscular?

21 nov, 2017 Laís Murta
vitamina D

Fundamental para o fortalecimento dos ossos, a vitamina D também atua de forma importante no sistema imunológico e no metabolismo do nosso organismo. No entanto, você sabia, que além desses benefícios, a vitamina D também pode ser uma grande aliada contra a fadiga muscular durante o exercício físico?

Um estudo feito com idosos fisicamente ativos mostrou que níveis elevados da vitamina podem estar associados com o aumento no desempenho muscular. E a suplementação, por sua vez, associada com cálcio, resultou em melhora nas funções musculares, esqueléticas e neuromusculares nesse grupo. Esse fato pode ser explicado devido à capacidade da vitamina D em aumentar a quantidade de fibras musculares.

Há duas maneiras em que obtemos a tal vitamina: a primeira delas é de maneira endógena, ou seja, ela é produzida pelo nosso próprio corpo, com a ajuda do sol (por isso é importante realizar atividades físicas ao ar livre!). A segunda é por meio do consumo de alimentos fonte, como peixes e ovos. Também é possível encontrar a vitamina D na forma de suplementos; no entanto, é importante lembrar que a suplementação deve ser sempre feita sob orientação de um profissional.

Copyright © 2017 Nutricionista Laís Murta. Todos os direitos autorais reservados

CONTATO, DIGA OLÁ

Nome

E-mail *

Mensagem *

Powered by Blogger.