Nutrição Funcional

A frutose das frutas é a que faz mal?

17 jan, 2018 Laís Murta
frutose

Frutose é um tipo de carboidrato de cadeia simples encontrado naturalmente nas frutas, no agave e no mel. Diferentemente da glicose, a frutose não é metabolizada em todos os tecidos; esse processo ocorre de maneira eficiente, apenas no fígado. Em consequência disso e também por não ter sua via inibida mesmo em situação de déficit energético, pode haver acúmulo de gordura nos hepatócitos (esteatose hepática) e aumento do colesterol.

No entanto, a concentração de frutose presente nas frutas é incapaz de trazer algum efeito prejudicial à saúde. Mas afinal, de onde vem esse mito que a frutose faz mal? Alimentos industrializados, acrescidos de xaropes, possuem quantidades elevadíssimas desse carboidrato, muito superiores às frutas. E aí sim, em concentrações altas, é possível que a frutose tenha efeitos deletérios no organismo.

Agora que você já sabe da diferença, lembre-se da importância de ler os rótulos, consumir minimamente os industrializados e não seja adepto a essas dietas que colocam as frutas como “vilãs”. Elas são ricas em nutrientes essenciais para saúde! Procure um nutricionista para sanar suas dúvidas e ter uma alimentação saudável de verdade!

Copyright © 2018 Nutricionista Laís Murta. Todos os direitos autorais reservados

CONTATO, DIGA OLÁ

Nome

E-mail *

Mensagem *

Powered by Blogger.